Home › Sociedade
Livro de Homenagem ao Dr. Alberto Fradique
Foi aberto um livro de homenagem e convidamo-lo a enviar a sua mensagem através do formulário seguinte.
[homenagem recipient=dr-alberto-fradique]
Lília Remesso
Conheci o Dr Alberto Fradique do meu estágio opcional de endoscopia ginecologica em 2003, sexto ano de internato complementar.
Esta “convivência” / partilha, permitiu-me adquirir as minhas bases práticas e poder sonhar com aquilo que viria a fazer. Colega disponível, á distância de um telefonema.
Não é pelo facto de nos ter deixado fisicamente, que aqui deixo a minha homenagem, mas por ser merecedor dela.
Muito obrigada!
M. Fatima Romão
Colega querido de todos os seus pares, lamento muito que nos tenha deixado. Beijinhos Linda
Amélia Oliveira Pedro
O Dr. Fradique vai ficar para sempre nos nossos corações, como um grande médico, excelente colega e amigo. Sempre com um discurso terno e cordial e uma enorme mestria na partilha do conhecimento. Fica para sempre na minha memória o curso de Histeroscopia e ressetoscopia nas famosas batatas! Que Deus lhe dê o merecido descanso!
Ana Luísa Ribeirinho
Foi um choque que recebi quando soube da partida do nosso amigo e colega Alberto.
Conheci-o na Magalhães Coutinho e era a "interninha" que sempre acompanhou o grupo já consolidado, Alberto, Linda e Fátima Faustino.
Grande amigo! Com ele aprendi imenso, com a sua vontade de ajudar e principalmente com as suas fantásticas ideias.
Obrigada Alberto, nunca serás esquecido!
Cristina Nogueira-Silva
A permanente disponibilidade e sorriso aberto do dr. Alberto Fradique marcaram todos os que tiverem oportunidade de privar com ele. Obrigada por todos os ensinamentos profissionais e pessoais.
Os meus sinceros sentimentos à família. Até sempre, com saudade
José Martinez de Oliveira
O Alberto Fradique deixa uma imagem de integridade pessoal e empenho na evolução da Ginecologia portuguesa, muito particularmente na área da histeroscopia.
O seu envolvimento na SPG merece o nosso mais profundo apreço, reconhecendo-se-lhe trabalho e dinâmica nos diversos cargos que foi assumindo.
A minha homenagem e uma afectuosa saudação à Linda
José Martinez de Oliveira
maria amalia pacheco
Sentidos pêsames a família e amigos.
Uma grande perda para a SPG e para a Endoscopia Ginecológica.
Carla Tovim Rodrigues
Muito obrigado pelo entusiasmo no ensino da endoscopia ginecológica. Fez certamente a diferença.
Os meus sentimentos para a família.
Ana Lanzinha
Quando pensamos em alguém como referência, é porque o legado que nos deixa é relevante e nos marcou .Um entusiasta da Endoscopia Ginecogica Portuguesa .
Que se perpetue o seu entusiasmo , será a melhor forma de homenagem .
Obrigado Dr Fradique .
Ana Lanzinha
Ana Paula Pereira
Uma grande gratidão a um dos mestres que me permitiu aprender a técnica da laparoscopia e histeroscopia e compreender todas as suas potencialidades, abrindo o caminho para a minha atividade atual.
Muito obrigado!
Até sempre.
Bercina Candoso
Sentida homenagem e os meus sinceros pêsames para toda a família.
Alexandre Morgado
Sentidos pêsames para a família e amigos. Uma grande perda para a SPG e para a Endoscopia Ginecológica. Os seus ensinamentos perduraram!
Gabriela Santos
Condolências à toda a família... uma perda para a ginecologia...
Francisco Nogueira Martins
Estamos mais pobres.
Perdemos um homem bom, um amigo e um grande da Ginecologia Portuguesa. Passámos muitos bons momentos juntos que guardarei para sempre.
Os meus sentidos pêsames à Linda e restante Família.
Fernanda Águas
A morte chega cedo,
Pois breve é toda a vida...
(Fernando Pessoa)

Meu querido Amigo partiste cedo de mais !
Foste um pioneiro nas novas técnicas cirúrgicas mas não guardaste o conhecimento apenas para ti partilhaste-o com todos nós e o teu legado será perpetuado.
Foste um colega sempre presente, sempre connosco na SPG, reuniões de direção, cursos, congressos, não faltavas...Tinhas opinião e tinhas o nosso respeito.
Foste um companheiro, um amigo, com quem passamos bons momentos, com quem convivíamos e a quem ouvíamos com agrado.
Permanecerás sempre na nossa memória e no nosso coração.
Para a Linda e família um sentido abraço. Que o tempo ajude a suavizar esta dor, lembrem-se que os grandes homens são eternos e o Alberto foi um deles.
João Silva Carvalho
Querido Alberto
Meu Bom amigo

Escrevo para ti, sabendo que me vais ler, mas seguro de que não sou capaz de colocar num pequeno texto todos os sentimentos, emoções, memórias, ou simples relato de factos e preciosidades que a tua riquíssima vida me proporcionou. Para meu benefício! Mas não preciso de pôr tudo aqui, porque tivemos incontáveis e prolongadas conversas sobre todos os temas, em Portugal e nas viagens aos Congressos Internacionais, mas de forma muito particular durante os fins de semana maravilhosos que usufruí, por teu amigo e gentil convite, no ambiente de deleite da tua casa nas margens do Zêzere.

Foste um médico e cirurgião de grande capacidade, que sistematicamente colocou em primeiro lugar a visão clínica do doente, numa perspectiva de servir e beneficiar a pessoa que te procurava. Os teus vastos conhecimentos e competência técnica faziam de ti uma referência para os pares, sem “show off”, porque eras cientificamente humilde e de uma honestidade profissional inquestionável.

Ao conhecimento técnico/científico e à competência profissional associavas uma enorme energia e vontade de inovar, progredir e ensinar. Só consigo dizer muito pouco, mas sei que não vais ficar chateado porque conheces bem a amizade e admiração que tenho por ti. Cito apenas de relance, o empenho na fundação da SPEG e as respectivas direcções que conjuntamente integramos; o Congresso Europeu da ESGE (onde a sociedade verdadeiramente nasceu) de que foste Secretário Geral e as direcções dessa Sociedade Europeia que partilhamos; a construção de um modelo inovador, pela 1ª vez com energia eléctrica, para treino de Histeroscopia cirurgica e ressetoscopia; as múltiplas reuniões científicas em cuja organização colaboraste (sempre com um impulso de liderança e uma energia motora de sucessos); as centenas de palestras, moderações, conferências, demonstrações de vídeo-cirurgia, etc., etc., etc., e sei que nada disse!

Bem sabes Alberto, que o que em ti mais me fascina, e disse-te muitas vezes, é esse carácter sólido e impoluto, essa lealdade para com todos e em particular para com os amigos, essa disponibilidade para sempre ajudar, esse respeito pelos outros que te impunha uma humildade que só existe nos verdadeiros aristocratas da essência humana.
Meu querido Alberto, sei que me lês e que me ouves, embora eu não te veja e não te possa abraçar. Não podemos mais falar sobre o futuro, mas deixas aqui, no presente, uma grande dor, uma saudade enorme, mas uma memória grandiosa. E é da memória que vivemos. Sem ela não existimos.

Sei que um dia nos encontraremos e nos voltaremos a abraçar.

Até já

João Silva Carvalho
Liana Negrão
Sempre afável e participativo, o Dr. Alberto Fradique foi um dos rostos da SPG nas últimas décadas, partilhando a sua vasta experiência e conhecimentos na área da endoscopia ginecologia. Seremos sempre eternamente gratos! Descanse em paz!
Maria João Carvalho
O Dr. Alberto Fradique é um marco na Endoscopia Ginecológica Nacional e deixa esse legado mesmo na nova geração de ginecologistas. Deixo os sentimentos a toda a família, na certeza de que o seu empenho na formação dos mais jovens não será esquecido.
Daniel Pereira da Silva
Caro Amigo
Fica com o abraço de sempre, para sempre.
Daniel
Marisa Moreira
Sentidos pêsames à família e amigos.
A Ginecologia portuguesa fica mais pobre com esta partida 🥺😥
Pedro Vieira Baptista
O exercício de arranjar palavras para estes momentos é sempre ingrato e incompleto. Perdeu-se demasiadamente cedo uma das figuras maiores da ginecologia portuguesa, cuja falta será verdadeiramente sentida. Ficará, por natural direito, nas páginas da história desta sociedade e da especialidade.
Sentidos pêsames.
eunice capela
Todos lamentamos esta perda
Ficará para sempre a sua recordação e os muitos ensinamentos que connosco partilhou
Obrigada Fradique por tudo o que contigo aprendi
Um beijo grande à família, em especial à Linda
Fátima Faustino
Não é fácil exprimir o que sinto neste momento de tristeza e perda de alguém com quem partilhamos tantos anos de profissão e amizade.

O Dr. Alberto Fradique desde os primórdios na Maternidade Magalhães Coutinho tinha o apelo pela Endoscopia Ginecológica e foi aí que começamos… Ainda me lembro do primeiro “endotrainer” improvisado que ele inventou com uma caixa de cartão e uma câmara rudimentar com que treinávamos entusiasticamente, para conseguir avançar… E assim continuou sempre com a preocupação da formação e de levar com ele um grupo de pessoas interessadas nesta área.

Quando iniciou funções como Presidente da Secção de Endoscopia da SPG em 2003, convidou-me para fazer parte da mesma e assim fomos percorrendo um longo percurso de cursos de formação, congressos, palestras, em que teve sempre o mesmo objetivo, melhorar o panorama da Endoscopia Ginecológica em Portugal.

Reconhecido quer a nível nacional, quer a nível internacional manteve sempre a mesma humildade, cordialidade e vontade de ensinar.

Muito do que aprendi a ele o devo e o voto de confiança que me expressou quando em 2010 me entregou a Presidência da Secção de Endoscopia Ginecológica, nunca esquecerei.

Continuei sempre a contar com o seu apoio, conselhos e sabedoria durante os 6 anos que estive na presidência da Secção e penso não ser errado dizer que todos os que me seguiram sentiram o mesmo.

Foram muitos anos de convívio, partilha, amizade e bons momentos.

Presto homenagem ao Colega e Amigo que ficará sempre nos nossos corações.
Margarida Martinho
Foi com o Prof João Luís S. Carvalho e o Alberto Fradique que iniciei a minha colaboração nas actividades da SPG nomeadamente nas da Secção de Endoscopia. Este percurso partilhado com o Alberto proporcionou-me conhecer uma pessoa excecional na sua dedicação ao ensino e desenvolvimento da endoscopia ginecológica e beneficiar da sua amizade sincera. O seu exemplo estará sempre presente na minha vida.
Desenvolvido por Sartor Seven
Privacidade