A Menopausa e o Risco de Doença Cardiovascular
Publicado a 18-10-2023

Assinala-se anualmente a 18 de outubro o Dia Mundial da Menopausa. Em 2023 o tema em destaque da IMS (International Menopause Society) são as Doenças Cardiovasculares.

Neste âmbito, foi disponibilizado pela IMS um Livro Branco para profissionais de saúde sobre os "Marcos reprodutivos ao longo da vida e risco de doença cardiovascular na mulher", da autoria da Drª Cynthia Stuenkel.

"A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte na mulher nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Para além dos fatores de risco cardiovascular tradicionais, foram reconhecidos vários marcos reprodutivos. O objetivo deste Livro Branco, publicado pela Sociedade Internacional de Menopausa em conjunto com o Dia Mundial da Menopausa 2023, é destacar os marcos reprodutivos femininos que influenciam o potencial risco cardiovascular e rever as recomendações para minimizar esse risco. Os principais marcos discutidos relacionam-se com a regularidade menstrual, os resultados adversos da gravidez, os tratamentos do cancro da mama e a menopausa. (...)  A promoção da saúde cardiovascular das mulheres tem efeitos a longo prazo para elas próprias, para as suas famílias e para a sua descendência. É altura de fazer da saúde cardiovascular das mulheres uma prioridade."

Consulte  AQUI a versão em português do Livro Branco .

A IMS produziu ainda um Folheto Informativo da Paciente para ajudar as mulheres a compreender melhor a doença e como ela pode ser gerenciada e tratada.

Aceda ao Folheto para pacientes AQUI e a todos os recursos no site da IMS

Desenvolvido por joao.earth