Uroginecologia: o reconhecimento da subespecialidade
Publicado a 09-07-2025

É com enorme entusiasmo e profundo orgulho que comunicamos a aprovação oficial da subespecialidade de Uroginecologia pela Ordem dos Médicos, em sessão da Assembleia de Representantes, realizada no passado dia 3 de julho, em Lisboa.

Este marco histórico foi possível graças ao trabalho incansável, dedicação e visão de colegas ligados à Uroginecologia e ao actual Presidente do Colégio de Ginecologia e Obstetrícia, Dr José Manuel Furtado. Coube à Dra. Bercina Candoso, a apresentação da proposta perante a Ordem dos Médicos. O compromisso com a excelência clínica e académica, bem como a paixão pela melhoria dos cuidados de saúde para as mulheres, de todos os envolvidos, foram determinantes para este resultado extraordinário.

A criação da subespecialidade de Uroginecologia representa um avanço significativo para a Medicina em Portugal, permitindo uma resposta mais especializada, inovadora e humanizada às necessidades das nossas doentes. Este reconhecimento formal abre portas a novas oportunidades de formação, investigação e colaboração multidisciplinar, elevando o padrão de cuidados prestados nesta área tão sensível e relevante.

Agradecemos a todos os que contribuíram para este processo. Este é um momento de celebração para toda a comunidade médica e, sobretudo, para as mulheres que beneficiarão de cuidados cada vez mais diferenciados e de excelência.

Contamos com o vosso entusiasmo e colaboração para continuarmos a construir, juntos, um futuro promissor para a Uroginecologia em Portugal.

-

Bercina Candoso
Presidente da Secção Portuguesa de Uroginecologia

Desenvolvido por joao.earth