A SPG+ apresenta a entrevista da Dra. Liana Negrão, Ginecologista da ULS Coimbra - HUC e Tesoureira da SPG, que nos fala sobre Incontinência Urinária de Esforço.
Esta patologia manifesta-se em muitas situações do dia a dia, por exemplo, quando há tosse, espirros ou durante um exercício físico. Nestes momentos, há uma perda involuntária de urina rápida, síncrona e directamente associada ao aumento da pressão abdominal exercida.
A clínica criteriosa é fundamental para a caracterização do tipo de incontinência, permitindo, só assim, agir correctamente na resolução do problema.
A sua causa maior está associada à gravidez e parto, relacionados à alteração do pavimento pélvico, que poderão originar problemas futuros numa idade mais avançada. A genética, o esforço físico profissional e o envelhecimento têm também uma preponderância nesta patologia.
A Dra. Liana Negrão apela a que as mulheres falem abertamente e sem inibição na consulta de ginecologia. Com uma prevalência na população feminina entre 10% a 40%, a Incontinência Urinária de Esforço está na origem de comportamentos de inibição social, familiar e íntima, contribuindo para o desenvolvimento de problemas emocionais que com ajuda clínica, se poderão evitar, devolvendo uma qualidade de vida plena.
Assista à entrevista completa >> aqui
Vamos continuar a publicar entrevistas de médicos especialistas.
Fique atento e divulgue.