Faleceu o Dr. António Lanhoso
Publicado a 11-06-2022

Caros Colegas,

Damos conta da morte do Dr. António Lanhoso com uma imensa tristeza e sentimento de uma perda prematura. Nascido a 11/01/1961 no Porto, licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1987 e era especialista em Ginecologia e Obstetrícia desde 1997. Desde cedo mostrou um interesse na área da Endoscopia Ginecológica e realizou uma “Master” em Cirurgia Endoscópica Ginecológica, pela Universidade de Clermont-Ferrand, França, em 2000. Foi Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga entre 2009-2012. Era o atual Secretário da Secção Portuguesa de Endoscopia Ginecologia (SPEG) da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Integrava os órgãos sociais da SPEG desde 2016 e fez parte da organização e do corpo docente de inúmeras Reuniões Científicas e Cursos na área da Ginecologia e em particular da Endoscopia Ginecológica e era Monitor do CETEC, Centro de Ensino e Treino Endoscópico Cirúrgico do HCUF Porto. O seu interesse por esta área da Ginecologia era bem conhecido e traduzia-se na sua prática clínica, mas também na intensa atividade de formação que desenvolveu. Mas para além do profissional interessado e dedicado importa lembrar o Homem, o Pai e o Amigo que nos deixou cedo demais quando tanto ainda tinha para partilhar.

Aos seus familiares, mas em particular aos seus filhos e à sua mãe e à sua esposa, a SPG transmite o seu profundo pesar, mas também um agradecimento sincero pelo precioso contributo que deu à SPG e ao desenvolvimento da Ginecologia em Portugal.

A Direção da SPG convida-vos a todos a participar neste tributo (que aqui se inicia) visitando e participando no livro de homenagem ao Dr. António Lanhoso onde também se pretende que seja uma partilha de memórias e imagens.

 

Partilhe a sua mensagem no Livro de Homenagem ›

 


 

No dia de Portugal, a SPEG foi assolada pela terrível perda do Dr. António Lanhoso.

Nos anos em que trabalhámos juntos na direção da SPEG, a sua ajuda, integridade, amizade e conselhos na orientação dos destinos da Sociedade, foram uma mais-valia para todos nós.

Foi sempre um exemplo de profissionalismo e humildade na procura de novos conhecimentos e inovações, para bem dos doentes. Essas qualidades demonstram o seu espírito humanista na Medicina, espírito esse que deve nortear a Medicina nos dias de hoje, contrariando a corrente dos números, que muitas vezes nos tentam impor. O seu contributo na formação dos mais novos é também um exemplo para todos nós. Por tudo isto, a sua presença irá manter-se eternamente viva entre nós.

Caro António, deste o exemplo que a ambição de cargos não é a importância das nossas vidas, mas sim a Dignidade e Integridade. Foi um privilégio ter participado na direção da SPEG contigo.

Obrigado e até sempre.

A direção da SPEG endereça sentidas condolências à Família, com quem partilha a dor da perda de alguém que também pertence à nossa família.

Luís Ferreira Vicente
Hugo Gaspar

 

Partilhe a sua mensagem no Livro de Homenagem ›

Desenvolvido por joao.earth