Anúncio do Projeto Vencedor da Bolsa de Investigação 2023 da Academia SPG
Publicado a 25-06-2023

A Direção da SPG tem o prazer de anunciar a atribuição da Bolsa de Investigação Academia SPG 2023 / Procare ao projeto “A espectroscopia de Raman no diagnóstico precoce do carcinoma do colo do útero”.

Este trabalho é da autoria de Mariana da Silva Vide Tavares (investigadora principal), Luís Alberto Esteves Batista de Carvalho, Maria Paula Matos Marques Catarro, Ana Lúcia Marques Batista de Carvalho e Maria Marques Félix, e envolve a Unidade de Química-Física Molecular R&D da Universidade de Coimbra (QFM-UC) e o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto (IPO-Porto).

RESUMO
O cancro do colo do útero (CCU) é o quarto tumor mais comum nas mulheres. Nos países desenvolvidos, os atuais programas de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) provavelmente levarão a uma diminuição na incidência de lesões pré-malignas e do cancro. O número reduzido de casos trará preocupação quanto à eficácia e reprodutibilidade dos atuais métodos de rastreio/diagnóstico dado serem, em alguns casos, dependentes da experiência do operador.
A espectroscopia de Raman (ER) é uma técnica óptica que permite a análise da composição tecidual através da identificação de alterações bioquímicas que ocorrem ainda antes das alterações morfológicas/histológicas detectadas pelo patologista. Nos últimos anos, o potencial da ER tem sido demonstrado no diagnóstico de vários tumores. Este estudo tem como objetivo avaliar a capacidade da ES em diagnosticar lesões cervicais pré-malignas e malignas. Acredita-se que esta técnica, não invasiva e objetiva, seja capaz de aumentar a precisão do diagnóstico precoce levando a uma otimização de recursos nos programas de prevenção/rastreio do cancro do colo do útero.

Desenvolvido por joao.earth