202ª Reunião da SPG: Subespecialidade em Uroginecologia, finalmente?
Publicado a 05-02-2024

A 202ª Reunião da Sociedade de Ginecologia, foi organizada pela Secção Portuguesa de Uroginecologia e teve como título principal – Subespecialidade em Uroginecologia, finalmente?

E este título porquê? Porque à semelhança de muitos países na Europa e fora, onde desde há muito que a Uroginecologia é reconhecida como uma subespecialidade, em Portugal este processo tem sido difícil e peroramos por ele desde 2012!

Assim, esta reunião revestiu-se de grande importância para o futuro da uroginecologia em Portugal. A obtenção da subespecialidade é um passo essencial para o desenvolvimento da área e para a melhoria da qualidade de vida das mulheres que sofrem de disfunções do pavimento pélvico.

Desde a publicação em Diário da República do Regulamento da Ordem dos Médicos nº 951/2022 de 13 de Outubro de 2022, que este objetivo se tornou possível, de forma facilitada, visto que a sua criação fica dependente apenas do Colégio de Obstetrícia e Ginecologia. Esteve presente na reunião o Presidente do Colégio que mostrou o seu empenho e objetivo primário na criação desta subespecialidade.

Estiveram presentes mais de 200 participantes o que demonstra não só o crescente interesse pela uroginecologia por parte dos Ginecologistas como do seu interesse no desenvolvimento das novas tecnologias para o diagnóstico e tratamento de doenças do pavimento pélvico, que priorizamos como temas desta reunião.

Nesta reunião foi definida a Comissão de Instalação para a viabilização desta subespecialidade, que será constituída pelas ex-presidentes da Secção Portuguesa de Uroginecologia e pelo nosso representante dentro da Ordem dos Médicos, em 2022.

Dr.ª Bercina Candoso,
Presidente da Secção Portuguesa de Uroginecologia

 

A 202ª Reunião da SPG decorreu em Cascais, nos dias 12 e 13 de janeiro de 2024.
Reveja AQUI o programa e recorde alguns dos momentos captados ao longo dos 2 dias.

Desenvolvido por joao.earth