Mensagem Anual da Presidente
Publicado a 09-01-2017

Caro (a) colega,
Aproxima-se o final de mais um ano de atividades promovido pela SPG após tomada de posse da sua renovada direção.
As reuniões programadas ocorreram nas datas previstas no calendário de trabalho da SPG e das respetivas secções. Foram organizados cursos e revisões de consensos nacionais. Concretizamos um objetivo, que há muito ansiávamos, de realizar um estudo a nível nacional sobre as histerectomias em Portugal. A apresentação desse estudo ocorreu na reunião de Braga, tendo sido já publicado no European Journal of Obstetrics & Gynaecology and Reproductive Biology 208 (2017) 97-102.
Nesse período, constituiu-se e entrou em funcionamento a Secção Portuguesa de Menopausa que teve a sua primeira reunião em Évora a 10 e 11 de Março, tendo-se procedido à revisão dos documentos de consenso elaborados em 2004 pela SPG e pela SPM.
Aproxima-se um novo ano ao longo do qual esperamos prosseguir na realização dos nossos projetos de estudos a nível nacional.
Durante esse ano, haverá três reuniões nacionais, realizando-se a primeira já nos dias 13 e 14 de Janeiro, em Coimbra. Nesta reunião, organizada pela Secção de Ginecologia Oncológica serão apresentados os consensos nacionais revistos durante o ano de 2016. Aproveitaremos essa ocasião para realizar uma Assembleia Geral extraordinária colocando como assunto principal da ordem de trabalhos a revisão e atualização dos estatutos, cuja proposta brevemente estará disponível para consulta online em www.spginecologia.pt.
Nos dias 10 e 11 de Março, a Secção de Endoscopia organizará a segunda reunião na Figueira da Foz. Finalmente em Novembro, nos dias 10 e 11, caberá à secção de Ginecologia Urológica organizar a terceira reunião em Ílhavo.
Além disso, a SPG e suas seções contam ter uma participação muito ativa no Congresso da FSPOG que irá decorrer em Coimbra em Junho, de 1 a 4, organizando cursos, mesas redondas e conferências.
No ano que se avizinha vamos ainda proceder a mais uma renovação do portal da SPG na internet. Esta é a nossa janela de comunicação com todos os associados através da qual partilhamos informações, ideias e experiências.
Termino com votos de um Feliz Natal, confiando que no próximo ano as iniciativas da SPG mereçam o vosso apoio e a vossa participação.

A Presidente da Portuguesa de Ginecologia

Dra. Fernanda Águas

22 de Dezembro de 2016

Desenvolvido por joao.earth