A Secção Portuguesa de Menopausa assume como objectivo principal a abordagem da saúde da Mulher após a menopausa e destaca-se pela sua interação com as especialidades da Medicina Geral e Familiar e Endocrinologia. Com foco na formação de profissionais e no esclarecimento e sensibilização da população em geral, a secção utiliza os meios de comunicação social para a promoção da saúde da mulher após a menopausa, desenvolvendo iniciativas nesse sentido.
A partilha de conhecimentos e experiências com as sociedades congéneres internacionais é uma das características da secção, sendo esta reconhecida pela EMAS (European Menopause and Andropause Society) e faz parte do CAMS (Council of Affiliated Menopause Societies), assim como da IMS (International Menopause Society).
Para cumprir os objectivos estabelecidos é fomentado o debate de ideias para chegar a consensos na melhor abordagem da menopausa em Portugal, quer dentro da especialidade de Ginecologia /Obstetrícia quer a nível da Medicina Geral e Familiar e outras.
As nossas acções definem-se pela organização de reuniões científicas inseridas no calendário da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, assim como a realização de diversos cursos e workshops integrados no âmbito da formação de médicos da Medicina Geral e Familiar e ainda cursos para Internos de Ginecologia/Obstetrícia promovidos pela Ordem dos Médicos. A secção também atua através da Revisão do Consenso da Menopausa e finalmente, promovendo o constante apoio e avaliação de teses de mestrado na área da menopausa de alunos de medicina e de internos da especialidade em diversas áreas (medicina geral e familiar, medicina dentária).